Sintomas assustadores que acontecem no seu cérebro quando você está sob estresse - e como se acalmar

A luta do seu cérebro quando a ansiedade fica fora de controle. Veja como o estresse afeta sua cabeça - e como se acalmar e reverter isto

Efeitos do estresse: seu cérebro não aprende e não memoriza

EMMA KAPOTES/RD.COM, VALERO DOVAL (ILLUSTRATION)

As células-tronco neurais no hipocampo - uma estrutura importante para aprendizado e memória - normalmente se desenvolvem em neurônios. Mas, sob o estresse crônico, essas células-tronco se tornam oligodendrócitos, que cobrem neurônios com um material isolante chamado mielina. O excesso resultante de mielina perturba o equilíbrio da comunicação e o tempo de resposta dentro dos circuitos do cérebro, alterando a forma como os neurônios se conectam entre si, de acordo com pesquisas em ratos e modelos celulares realizados por cientistas da Universidade da Califórnia de Berkeley. "Em última análise, essas mudanças podem afetar a função cognitiva, incluindo mudanças na aprendizagem, memória e bem-estar emocional", diz Sundari Chetty, PhD, membro da faculdade no departamento de psiquiatria e ciências comportamentais da Stanford School of Medicine e co-autor do artigo de 2014 que apresentou essas descobertas na Psiquiatria Molecular. "Alterações substanciais na mielinização foram observadas em várias condições neurológicas e podem potencialmente contribuir para transtornos mentais, como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático". Se sua concentração ou memória sofrer de repente, isso pode ser um sinal de que você sofreu uma crise emocional.

Efeitos do estresse: você tem maior risco de acidente vascular cerebral

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Níveis significativos de estresse podem aumentar o risco de AVC, de acordo com um crescente volume de recentes pesquisas. Em um estudo publicado no Stroke, mais de 6.700 adultos entre 45 e 84 de idade preencheram questionários sobre fatores psicológicos, incluindo estresse e depressão. No segmento de 8 a 11 anos depois, aqueles que obtiveram o maior desempenho foram 59 por cento mais propensos a sofrer um acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório (TIA) se tivessem relatado sofrer estresse crônico causado por problemas como saúde, dinheiro e relacionamentos . "Há um foco nos fatores de risco tradicionais - níveis de colesterol, pressão arterial, tabagismo e assim por diante - e todos são muito importantes, mas estudos como este mostram que as características psicológicas são igualmente importantes", escreveu a autora Susan Everson-Rose, PhD, MPH. Estes são sinais silenciosos de um acidente vascular cerebral que você pode estar ignorando.

Efeitos do estresse: você tem maior risco de depressão

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Com base em pesquisas anteriores que apontam que o estresse crônico pode inibir o nascimento de novos neurônios no hipocampo, os cientistas do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) realizaram estudos que descobriram que ratos incapazes de gerar novas células no hipocampo tiveram diminuição da capacidade de recuperação de episódios estressantes e apresentaram sintomas semelhantes a depressão. A pesquisa, baseada em uma série de testes em que os ratos foram colocados em situações estressantes, foi publicada na Nature em 2011. "Eu acho que os achados se encaixam bem com a idéia de que o estresse pode causar depressão ou que situações estressantes podem precipitar a depressão", afirma a autora Heather Cameron, PhD, chefe da neuroplasticidade no NIMH. Aqui estão os sinais escondidos que você está deprimido.

Efeitos do estresse: seu cérebro encolhe

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Os eventos indutores da ansiedade, incluindo a perda de uma casa, o divórcio ou a morte de um ente querido, podem reduzir a matéria cinzenta em partes do córtex pré-frontal medial, que administra o autocontrole e a emoção, de acordo com a Universidade de Yale, cujos pesquisadores publicaram esses achados em 2012 em Psiquiatria Biológica. As varreduras de ressonância magnética de 103 indivíduos saudáveis ​​revelaram que mesmo estressores recentes poderiam causar redução de matéria cinzenta. "O acúmulo de eventos estressantes da vida pode torná-lo mais desafiante para esses indivíduos lidarem com o estresse futuro", disse Emily Ansell, professora assistente de psiquiatria e autora de estudo em um comunicado de Yale. Aqui estão 36 maneiras fáceis de tornar seu dia de trabalho menos estressante.

Como se acalmar: saiba que os efeitos do estresse são reversíveis

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A boa notícia: a pesquisa indica que o cérebro tem uma habilidade natural para se recuperar do estresse. "De um modo geral, o cérebro, e especialmente o hipocampo, tem um grau substancial de plasticidade, o que significa que o cérebro é bastante maleável", diz Chetty. "Se um estressor é removido ou diminuído, as células-tronco neurais recuperam sua capacidade de gerar neurônios a um nível normal".

Como se acalmar: Exercícios

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Embora sejam necessárias mais pesquisas, os especialistas acreditam que certas atividades podem compensar a resposta ao estresse e minimizar os danos neurais. "Soluções simples, como o exercício físico, podem potencialmente prevenir ou reduzir elevações nos hormônios do estresse, reduzindo os danos ao cérebro", diz Chetty. Por exemplo, 30 minutos por dia, uma simples caminhada, pode melhorar o humor e reduzir o estresse, diz o NIMH. Veja como a caminhada diária também pode melhorar o seu humor.

Como se acalmar: Medite

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Embora numerosos documentos tenham associado a meditação a redução do estresse, pesquisas recentes da Carnegie Mellon University acrescentaram que esses efeitos positivos podem ser experimentados com bastante rapidez. Um estudo de 2014 descobriu que os adultos de 18 a 30 anos que participaram de um programa de treinamento de meditação consciente por apenas 25 minutos três dias seguidos relataram menos ansiedade durante tarefas provocadoras de estresse do que outro grupo que não participou da meditação. Essas mini meditações ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade.

Como se acalmar: Dormir

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"O sono é muito importante no controle de níveis de hormônios do estresse", diz Chetty. "A privação do sono eleva os hormônios do estresse e pode ter impactos negativos no cérebro, incluindo o hipocampo". Certifique-se de que seu cérebro esteja recebendo "Zzzs" suficientes, observando as dicas saudáveis ​​da Fundação Nacional do Sono, incluindo aderir a um horário de sono consistente ao longo da semana; evitando refeições pesadas, cigarros e álcool à noite; e certificando-se de que seu quarto é frio (15 a 20 graus) e livre de ruído e luzes. Não perca estas dicas dos médicos do sono para dormir o suficiente.

 

Fonte: https://www.rd.com/health/wellness/effects-of-stress-brain/

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