Acupuntura é Efetiva para o Alívio da Enxaqueca


Os pesquisadores consideram a acupuntura eficaz para a prevenção e alívio das crises de enxaqueca. As enxaquecas são fonte de dor intensa, que pode durar horas ou dias. Os que sofrem de enxaqueca crônica podem experimentar náuseas, vômitos e hipersensibilidades - tornando-os propensos a ansiedade e depressão. Pesquisa realizada no 254º Hospital do Exército Popular de Libertação da China demonstra que a terapia com eletroacupuntura na zona de projeção da decussação da pirâmide e a acupuntura convencional são ambos protocolos eficazes para eliminar as crises de enxaqueca.

Um total de 120 pacientes com enxaqueca, entre 18 e 70 anos, foram aleatoriamente divididos em quatro grupos:

Grupo da superfície da zona de projeção da decussação da pirâmide no tratamento da enxaqueca

Os pacientes foram tratados com eletroacupuntura na área da zona de projeção - de Yuzhen (BL9) a Tianshu (BL10) - usando agulhas de acupuntura 0,30 mm x 50 mm. Quatro agulhas equidistantes foram aplicadas ao longo da linha BL9 a BL10, até que os pacientes experimentaram sensações deqi (dor, dormência, peso). Um estimulador com uma frequência alternada de 2/100 Hz a 8–20 mA foi aplicado ao BL9 – BL10. O tratamento de 30 minutos foi administrado uma vez por dia, ao longo de 10 dias consecutivos.

Grupo de acupuntura convencional A terapia com acupuntura foi aplicada aos pontos de acupuntura a seguir e foram manipulados para obter uma resposta de deqi:

  • Taiyang (MHN9)

  • Lougu (SP7)

  • Xuanlu (GB5)

  • Touwei (ST8)

  • Fengchi (GB20)

  • Waiguan (TB5)

  • Taichong (LV3)

  • Zulinqi (GB41)

Em seguida, foi realizada a eletroacupuntura com o dispositivo HANS, utilizando configurações de eletroacupuntura idênticas às do grupo da zona de projeção (8-20 mA, 2/100 Hz, 30 minutos). O tratamento diário foi administrado de forma semelhante ao longo de 10 dias consecutivos.

Grupo não acuponto Os pacientes foram tratados durante 10 dias com quatro agulhas equidistantes aplicadas a 2 polegadas de distância da linha Yuzhen (BL9) / Tianzhu (BL10), até que sensações de deqi foram induzidas. Isso também foi seguido pelo uso do dispositivo HANS com os mesmos ajustes de eletroacupuntura (8-20 mA, 2/100 Hz, 30 minutos) como o grupo da zona de projeção.

Grupo de drogas Diclofenaco de sódio em comprimidos revestidos entericamente foram administrados por via oral, duas vezes por dia, 50 mg por dose, ao longo de 10 dias. O diclofenaco de sódio é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE).

Os critérios de exclusão foram estabelecidos. Pacientes com as seguintes condições não foram admitidos no estudo:

  • doença do sangue

  • doença cardíaca

  • doença hepática

  • danos nos rins

  • trauma cerebral

  • tumor cerebral

  • epilepsia

  • pressão alta

  • doença mental

  • doenças infecciosas

Mulheres grávidas ou lactantes foram excluídas do estudo. Além disso, os pacientes que tomavam medicamentos para enxaqueca ou com enxaqueca basilar foram excluídos. As pontuações foram realizadas antes e após o tratamento para comparação e análise dos efeitos terapêuticos. O estudo avaliou os efeitos terapêuticos dos quatro grupos usando os seguintes quatro tipos de métodos de classificação:

  • Escala visual analógica (VAS): um valor baseado na escala de dor

  • Pontuação da síndrome TCM: um valor baseado na frequência, intensidade, duração e sintomas associados de dores de cabeça

  • Escores da escala de ansiedade de autoavaliação (SAS)

  • Escores da escala de autoavaliação de depressão (SDS)

Resultados A taxa efetiva total da terapia no grupo da zona de projeção (93,33%) foi maior que a do grupo acupuntura convencional (86,67%), grupo fármaco (70,00%) e grupo não acuponto (63,33%), com significância estatística (P = 0,004). Os escores VAS pré-tratamento e os escores da síndrome MTC nos quatro grupos melhoraram significativamente (P <0,05) após o tratamento. Os escores EVA pós-tratamento no grupo de acupuntura na zona de projeção foram significativamente melhores do que os outros três grupos, e os escores da síndrome de MTC também foram significativamente melhores do que o grupo de drogas e não acuponto (P <0,05). As pontuações de SDS nos quatro grupos também melhoraram significativamente, com significância estatística (P <0,05). Pós-tratamento SAS e SDS no grupo de zona de projeção foram significativamente melhores do que os outros três grupos (P <0,05).

Os pesquisadores concluem que a acupuntura alivia com sucesso a enxaqueca e reduz a ansiedade e a depressão associadas. Eletroacupuntura na zona de projeção superou todos os outros grupos na investigação.


Dicas para Prevenir a Enxaqueca

A enxaqueca causa uma dor tão real quanto a dor dos ferimentos - com uma diferença: hábitos saudáveis ​​e remédios simples não médicos às vezes param a enxaqueca antes de começar.


A medicação é uma forma comprovada de tratar - e prevenir - enxaquecas. Mas a medicação é apenas parte da história. Também é importante cuidar bem de si mesmo e entender como lidar com a dor da enxaqueca quando ela surge.


Alterações de estilo de vida que promovem uma boa saúde também podem reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas.


Na verdade, saber como controlar a dor da enxaqueca com mudanças de estilo de vida e comportamentais, pode muitas vezes ser a maneira mais eficaz de lidar com a enxaqueca.


Encontre um ambiente calmo

Ao primeiro sinal de enxaqueca, retire-se de suas atividades habituais, se possível.

  • Apaga as luzes. A enxaqueca geralmente aumenta a sensibilidade à luz e ao som. Relaxe em um quarto escuro e silencioso. Durma se puder.

  • Experimente a terapia de temperatura. Aplique compressas quentes ou frias na cabeça ou pescoço. As bolsas de gelo têm um efeito entorpecente, que pode embotar a sensação de dor. Pacotes quentes e almofadas de aquecimento podem relaxar os músculos tensos. Chuveiros ou banhos quentes podem ter um efeito semelhante.

  • Beba uma bebida com cafeína. Em pequenas quantidades, a cafeína sozinha pode aliviar a dor da enxaqueca nos estágios iniciais ou aumentar os efeitos redutores da dor do acetaminofeno (Tylenol, outros) e da aspirina. Tenha cuidado, entretanto. Beber muita cafeína com muita frequência pode levar a dores de cabeça de abstinência mais tarde.

Durma bem

A enxaqueca pode impedir que você adormeça ou acordá-lo à noite. Da mesma forma, as enxaquecas costumam ser desencadeadas por uma noite de sono ruim. Aqui estão algumas dicas para incentivar um sono profundo.

  • Estabeleça horários regulares de sono. Acorde e vá para a cama na mesma hora todos os dias - mesmo nos fins de semana. Se você tirar uma soneca durante o dia, mantenha-a curta. Cochilos com mais de 20 a 30 minutos podem interferir no sono noturno.

  • Descontraia-se no final do dia. Qualquer coisa que o ajude a relaxar pode promover um sono melhor: ouvir música relaxante, mergulhar em um banho quente ou ler um livro favorito. Mas observe o que você come e bebe antes de dormir. Exercícios intensos, refeições pesadas, cafeína, nicotina e álcool podem interferir no sono.

  • Minimize as distrações. Guarde seu quarto para dormir e ter intimidade. Não assista televisão nem leve materiais de trabalho para a cama. Feche a porta do seu quarto. Use um ventilador para abafar ruídos perturbadores.

  • Não tente dormir. Quanto mais você tenta dormir, mais acordado você se sente. Se você não consegue dormir, leia ou faça outra atividade tranquila até ficar sonolento.

  • Verifique seus medicamentos. Medicamentos que contêm cafeína ou outros estimulantes - incluindo alguns medicamentos para tratar enxaquecas - podem interferir no sono.

Coma sabiamente

Seus hábitos alimentares podem influenciar nas suas enxaquecas. Considere o básico:

  • Ser consistente. Coma quase à mesma hora todos os dias.

  • Não pule refeições. O jejum aumenta o risco de enxaquecas.

  • Mantenha um diário alimentar. Acompanhar os alimentos que você ingere e quando você tem enxaquecas pode ajudar a identificar potenciais gatilhos alimentares.

  • Evite alimentos que desencadeiam enxaquecas. Se você suspeita que um determinado alimento - como queijo envelhecido, chocolate, cafeína ou álcool - está provocando sua enxaqueca, elimine-o de sua dieta para ver o que acontece.

Exercite-se regularmente

Durante a atividade física, o corpo libera certos produtos químicos que bloqueiam os sinais de dor para o cérebro. Esses produtos químicos também ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão, que podem piorar as enxaquecas.


A obesidade também aumenta o risco de dores de cabeça crônicas, portanto, manter um peso saudável por meio de exercícios e dieta alimentar pode fornecer benefícios adicionais no controle da enxaqueca.


Se o seu médico concordar, escolha qualquer exercício de que goste. Caminhar, nadar e andar de bicicleta costumam ser boas escolhas. Mas é importante começar devagar. Praticar exercícios com muita força pode causar enxaquecas.


Gerenciar o estresse

Estresse e enxaqueca geralmente andam de mãos dadas. Você não pode evitar o estresse diário, mas pode mantê-lo sob controle para ajudar a controlar suas enxaquecas:

  • Simplifique sua vida. Em vez de procurar maneiras de incluir mais atividades ou tarefas no dia, encontre uma maneira de deixar algumas coisas de fora.

  • Gerencie seu tempo com sabedoria. Atualize sua lista de tarefas todos os dias - tanto no trabalho quanto em casa. Delegue o que você puder e divida grandes projetos em partes gerenciáveis.

  • Dar um tempo. Se você se sentir sobrecarregado, alguns alongamentos lentos ou uma caminhada rápida podem renovar suas energias para a tarefa em questão.

  • Ajuste sua atitude. Se mantenha positivo. Se você estiver pensando: "Isso não pode ser feito", mude de marcha. Em vez disso, pense: "Isso vai ser difícil. Mas posso fazer funcionar."

  • Divirta-se. Encontre tempo para fazer algo de que goste por pelo menos 15 minutos todos os dias. Pode ser jogar, tomar café com um amigo ou seguir um hobby. Fazer algo de que você gosta é uma forma natural de combater o estresse.

  • Relaxar. A respiração profunda do diafragma pode ajudá-lo a relaxar. Concentre-se em inspirar e expirar lenta e profundamente por pelo menos 10 minutos todos os dias. Também pode ajudar a relaxar conscientemente os músculos, um grupo de cada vez. Quando terminar, sente-se em silêncio por um ou dois minutos.

Mantenha um diário da enxaqueca

Um diário pode ajudá-lo a determinar o que desencadeia suas enxaquecas. Observe quando suas enxaquecas começam, o que você estava fazendo no momento, quanto tempo duram e o que, se houver, proporciona alívio.


Até recentemente, evitar os gatilhos da enxaqueca era considerado o melhor conselho. Mas uma nova pesquisa sugere que isso pode realmente aumentar a sensibilidade a gatilhos potenciais.


Uma abordagem mais útil pode ser aprender a lidar com esses gatilhos de dor de cabeça usando técnicas de gerenciamento comportamental, como identificar e desafiar pensamentos negativos, treinamento de relaxamento e redução do estresse.


Esforce-se para ter equilíbrio

Viver com enxaqueca é um desafio diário. Mas fazer escolhas saudáveis ​​de estilo de vida pode ajudar. Peça apoio aos seus amigos e entes queridos.


Se você estiver se sentindo ansioso ou deprimido, considere entrar em um grupo de apoio ou procurar aconselhamento. Acredite na sua capacidade de controlar a dor. E vida a vida, com consciência!

Referências:

Xiao L, Wang Y, Wang S, Wang LX, Cui Q, Zhang C, Yao LH, Shao JY, Xing J. Clinical Study on electroacupuncture Treatment of Migraine in Surface Projection Zone of the Pyramid Decussation [J]Chinese Journal of Information on TCM, 2018 (01).

Xiao L, Cui Q, Zhang QJ et. al, Study on the Therapeutic Effect of electroacupuncture on 60 Cases of Migraine [J]. People's Liberation Army Medical Journal 2013,25(7): 61-64.

Zhao L, Chen J, Li Y et. al, The Long-term Effect of Acupuncture for Migraine Prophylaxis [J]JAMA Intern Med. 2017;177(4):508-515.

Zhao JP, Wang RH, National TCM Professional Qualification Examination Outline "Chinese Acupuncture Major” (Intermediate) [M]. Beijing: China TCM Publishing House, 2015:752,903-904.

Zhou WJ, Sun QL Hemiplegia rehabilitation assessment manual [M]Beijing: People's Medical Publishing House, 2006:66-67,69.

Source: https://www.healthcmi.com/Acupuncture-Continuing-Education-News/1818-acupuncture-migraine-relief-found-effective

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